Certificado de Depósito Interbancário
- Silvio Alves
- 1 de fev. de 2017
- 2 min de leitura

Wikipédia, a enciclopédia livre, mostra que “os Certificados de Depósitos Interbancários (CDIs) são títulos emitidos pelos bancos como forma de captação ou aplicação de recursos excedentes.
Criado em meado
s da década de 1980, os CDIs são aplicações com prazos de 1 dia útil, com objetivo de melhorar a liquidez1 de uma determinada instituição financeira. Essas transações são fechadas por meio electrónico e registadas nos computadores das instituições envolvidas e nos terminais do CETIP2“.
Em outras palavtas, os Certificados de Depósito Interbancário são os títulos de emissão das instituições financeiras, que lastreiam as operações do mercado interbancário. Sua função é transferir recursos de uma instituição financeira para outra. De outra maneira, para que o sistema seja mais fluido, quem tem dinheiro sobrando empresta para quem não tem.
Na prática, o DI é emitido para o período de 1 dia e serve para captação por um banco (emitente) e remuneração por parte do outro banco, que possui excesso de liquidez (adquirente). Os CDI são registrados na Cetip, que calcula a taxa DI diária (divulgada anualizada) e serve como benchmark3 para toda a renda fixa do mercado, em especial os fundos DI.
Como o CDI quantifica o custo do dinheiro para os bancos em um determinado dia, ele é utilizado pelo mercado como parâmetro para fundos de renda fixa e DI.
Grande número das negociações diárias do mercado, seja por qualquer agente, utiliza a taxa CDI como base de cálculo dos juros que serão aplicados. Ela é um grande referencial para avaliar a rentabilidade de aplicações e investimentos. É extremamente comum ver que um título qualquer paga uma “porcentagem do CDI”, norteando o investidor sobre seu retorno.
Portanto, quando você faz um investimento, o desempenho de seu investimento vai ser comparado ao CDI, pois como foi dito acima, ele é a referência para investimentos.
Se, por exemplo, um investimento rendeu 0,87% em determinado mês, como saber se este investimento foi um bom investimento ou um mau investimento?
Basta comparar com o CDI!
Se quiser saber mais, clique aqui: https://go.hotmart.com/E5384614O
Até o próximo post.
Abraço
1 Liquidez é a facilidade de converter o ativo em dinheiro, ou em outras palavras, um ativo com alta liquidez indica que teremos facilidade em vender o mesmo, caso precisemos do dinheiro de imediato.
2 CETIP Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos.
3 Benchmark é uma referência de mercado para que o investidor possa acompanhar o desempenho do seu investimento. Funciona como uma régua, a partir da qual se avalia se o resultado da aplicação está conforme o esperado.
Comments