top of page

Tríade dos Investimentos

  • Silvio Alves
  • 8 de jan. de 2019
  • 1 min de leitura

Todo investidor, iniciante e até mesmo alguns mais experientes, quer obter ganhos (rentabilidade) sem correr grandes riscos (segurança) e de modo que possa resgatar seu investimento quando precisar (liquidez).

No contexto financeiro, essa tríade (rentabilidade - segurança - liquidez) é quem dita todas as decisões de investimento, ela se pauta na combinação entre esses três fatores.

Em condições normais, não existe um único investimento capaz de reunir todos os três fatores.

A questão é: Como investir de acordo com essa tríade?

Opção 1) Para aplicações resgatáveis com urgência, objetiva-se na segurança e liquidez, abrindo mão da rentabilidade;

Opção 2) Para aplicações que visem grande multiplicação de capital, foca-se em rentabilidade e liquidez, abrindo mão da segurança; e,

Opção 3) Para aplicações com foco em acúmulo de patrimônio (em longo prazo), unimos rentabilidade e segurança, abrindo mão da liquidez.

Nesse sentido, não existe opção melhor ou pior. Existem diferentes necessidades, atendidas por cada das opções mencionadas.

Portanto, no funcionamento do mercado, a única maneira de tentar minimizar um dos fatores, seja ele baixa rentabilidade, baixa liquidez ou mesmo minimizar os riscos, a solução é evitar a concentração em apenas um investimento, utilizando-se da famosa "diversificação".

Já ouviu a máxima "nunca coloque todos os ovos na mesma cesta"?

Essa é a essência!


 
 
 

Comments


© 2023 por Grupo Axis

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black LinkedIn Icon

Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page