top of page

Selic

  • Silvio Alves
  • 16 de fev. de 2017
  • 2 min de leitura

Com a palavra o BCB – Banco Central do Brasil:

“Define-se Taxa Selic como a taxa média ajustada dos financiamentos diários apurados no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) para títulos federais. Para fins de cálculo da taxa, são considerados os financiamentos diários relativos às operações registradas e liquidadas no próprio Selic e em sistemas operados por câmaras ou prestadores de serviços de compensação e de liquidação (art. 1° da Circular n° 2.900, de 24 de junho de 1999, com a alteração introduzida pelo art. 1° da Circular n° 3.119, de 18 de abril de 2002”. Meio complicado, não é?

Vamos entender de outra forma: A Selic é a taxa básica de juros da economia no Brasil, utilizada no mercado interbancário para financiamento de operações com duração diária, lastreadas em títulos públicos federais. A sigla SELIC é a abreviação de Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Essa sigla nada mais é que um sistema computadorizado utilizado pelo governo, a cargo do Banco Central do Brasil, para que haja controle na emissão, compra e venda de títulos.

Funcionamento

Como funciona a Taxa Selic?

Como o governo gasta mais do que arrecada, surge a necessidade dele (o governo) obter mais dinheiro para pagar essas dívidas e até fazer investimentos, como construir escolas, hospitais, saúde para a população, etc. O principal meio de arrecadar dinheiro que o governo tem é o imposto; e, uma outra maneira, é através do Tesouro Nacional.

A Secretaria do Tesouro Nacional emite Títulos Públicos para conseguir recursos (dinheiro) para custar suas despesas.

A Taxa Selic conhecida como Selic, é dividida em duas: Taxa Selic Over e a Taxa Selic Meta.

A Taxa Selic Over é a taxa de juros praticada quando um banco empresta dinheiro para outro usando, como garantia, os Títulos Públicos comprados no Banco Central e a Taxa Selic Meta representa a taxa básica da economia no Brasil porque serve como parâmetro para todas as outras praticadas no mercado. Ela tende a ser a menor taxa de juros que existe na economia.

Sempre, daqui para frente, quando você ouvir falar em Taxa Selic ou Selic, lembre-se que está se falando na Taxa Selic Meta.

Quem define a Selic?

Em 1996 o Brasil criou o Comitê de Política Monetária, responsável por definir a taxa de juros básica da economia e estabelecer as regras da quantidade de dinheiro em circulação no país. Para definir a taxa SELIC são realizadas oito reuniões por ano.

Taxa Selic e Inflação

Duas situações se apresentam:

  1. O aumento da taxa SELIC é a arma que o governo tem para combater diretamente a inflação, da mesma forma que

  2. A redução da taxa SELIC permite correção dos preços e, consequentemente, aumento da inflação (o que geralmente é um preço que o governo aceita pagar para ter crescimento econômico).

No próximo post veremos a taxa Selic e os Investimentos.

Abraço


 
 
 

コメント


© 2023 por Grupo Axis

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black LinkedIn Icon

Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page