top of page

A Taxa Selic e os (seus) Investimentos

  • Silvio Alves
  • 6 de mar. de 2017
  • 2 min de leitura

Na postagem anterior, vimos o que era a taxa Selic, seu funcionamento e sua relação com a inflação. Agora vamos observar como a taxa Selic afeta os (seus) investimentos.

Caderneta de Poupança O rendimento da (caderneta de) poupança depende diretamente do valor dos juros SELIC vigente no período, e se divide em duas situações: No primeiro caso a ser considerado, se a taxa SELIC está em patamar maior que 8,5% ao ano, a poupança terá rendimento de 0,5% ao mês + a TR (taxa referencial – usada para influenciar o rendimento da caderneta de poupança e os juros finais de alguns contratos de empréstimos).

No segundo caso, se ela for menor ou igual a 8,5%, a poupança terá um rendimento equivalente a 70% da taxa SELIC vigente no período.

Títulos públicos

O impacto imediato acontece no título indexado a ela, que no caso é o título chamado Tesouro Selic, também conhecida como LFT.

Nesse investimento o aumento da taxa também aumentará a rentabilidade, pois ele rende exatamente a sua variação. O mesmo acontece no caso da sua redução, que implicará em menor rentabilidade.

CDI

Nesse investimento podemos comparar com o que acontece na taxa SELIC over, que é a taxa de juros praticados nos empréstimos realizados entre um banco e outro, dando como garantia títulos públicos, assim como explicado anteriormente.

Em geral, CDI e SELIC são muito próximos.

Acontece que ao invés de usar títulos públicos como garantia, os bancos podem usar seus próprios títulos privados baseados na solidez do próprio banco, chamados de Certificado de Depósito Interbancário, ou CDI.

Se esses títulos forem utilizados como garantia entre empréstimos de um banco e outro, a taxa de juros usada será o CDI.

Sendo assim: Se a Selic aumentar, o CDI também aumenta e vice-versa. Desse modo, todo investimento de renda fixa que se baseia no CDI rende mais quando a taxa SELIC aumenta e menos quando ela diminui, assim como:

Certificado de depósito bancário – CDB Letras de crédito imobiliário – LCI Letras de crédito do agronegócio – LCA Letras de câmbio – LC

(Fonte: https://www.tororadar.com.br)

Pense nisso

O governo, a fim de financiar seus déficits, precisa pegar dinheiro emprestado. E ele faz isso vendendo os Títulos do Tesouro Nacional, sendo o mais conhecido deles a LFT (Letra Financeira do Tesouro), atualmente chamado pelo nome de Tesouro SELIC.

A taxa que o governo paga para quem tem um título deste tipo é a taxa SELIC.

A viabilidade de qualquer tipo de investimento é comparada com a SELIC.

Assim, sempre que você se perguntar se um investimento é interessante, ele tem que superar a SELIC ou então o seu “primo” o CDI, que já vimos em post anterior.

Os títulos do Tesouro são considerados os investimentos mais seguros dentre as rendas fixas no Brasil.


 
 
 

Comentarios


© 2023 por Grupo Axis

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black LinkedIn Icon

Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page