top of page

O Mercado Financeiro

  • Silvio Alves
  • 16 de mar. de 2017
  • 2 min de leitura

É fácil de e entender que a base do mercado financeiro é a Economia

O que é Economia?

É uma ciência que consiste na análise da produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Ou, em outas palavras, é a Ciência que estuda a produção e o consumo de bens necessários ao bem-estar; aproveitando de maneira consciente os recursos materiais, controle ou moderação da despesas.

Podemos dizer que o pai da teoria econômica foi Adam Smith em 1776, com seu livro, As Riquezas das Nações, estudado até os momentos atuais.

A economia é, geralmente, dividida em dois grandes ramos: a microeconomia, que estuda os comportamentos individuais, e a macroeconomia, que estuda o resultado agregado dos vários comportamentos individuais.

Na economia, o mercado financeiro é um "ambiente" que permite a compra e venda (comércio) de valores mobiliários, como por exemplo ações, obrigações, entre outros. ... Em finanças, os mercados financeiros permitem: A angariação de capital (no mercado de capitais).

Os mercados funcionam colocando muitos compradores e vendedores interessados em um "lugar", tornando assim mais fácil se encontrarem uns aos outros.

De outro modo, mercado financeiro é um ambiente que reúne um conjunto de instituições, entre tomadores de recursos e investidores, permitindo a negociação de produtos financeiros, como títulos públicos, ações, fundos de investimentos, entre outros. Os intermediários surgem como os responsáveis por promover o encontro entre estes agentes.

Quem são os investidores? Aqueles que possuem recursos sobrando. Essas pessoas precisam de um investimento para aplicar seu dinheiro.

Quem são os tomadores? Os que precisam de mais recursos do que possuem. De formal geral, precisam pegar empréstimos com terceiros.

Quais seriam as instituições que compõem o mercado financeiro?

Os principais órgãos e entidades que compõe o mercado brasileiro:

Conselho Monetário Nacional – CMN: é o órgão de cúpula do SFN (Sistema Financeiro Nacional), com o objetivo de formular a política monetária e de crédito, visando o desenvolvimento econômico e social do Brasil;

Banco Central do Brasil: é o agente executivo e fiscalizador das políticas econômicas e decisões do CMN;

Comissão de Valores Mobiliário – CVM: é o órgão normativo e de fiscalização do mercado de títulos de renda variável, não emitidos pelo sistema financeiro, isto é, papéis formados por ações, debêntures, títulos mobiliários entre outros.

A CVM tem as suas entidades operacionais: os agentes intermediários (Bancos, Bolsas e Corretoras), o Sistema Especial de Liquidação e Custódia – SELIC, Câmera de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos – CETIP entre outros.


 
 
 

Comments


© 2023 por Grupo Axis

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black LinkedIn Icon

Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page