top of page

Custo de Oportunidade

  • Silvio Alves
  • 22 de mar. de 2017
  • 2 min de leitura

A definição de custo de oportunidade está diretamente relacionada ao conceito de escassez em economia. Em termos de microeconomia, ele se refere à estimativa do maior benefício razoavelmente seguro que se deixa de obter após uma decisão de alocação dos recursos disponíveis.

Em outras palavras: custo de oportunidade é um benefício renunciado com uma escolha.

Em uma perspectiva econômica e de negócios, podemos dizer, por exemplo, que quando se opta por realizar uma vigem de lazer, abre-se mão de investir aquele dinheiro (da viagem), quando se opta por investir, abre-se mão da viagem.

Pense nisso: a escolha é uma, mas os bens renunciados tendem ao infinito.

“O custo de oportunidade é um termo usado em economia para indicar o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada, ou seja, o custo, até mesmo social, causado pela renúncia do ente econômico, bem como os benefícios que poderiam ser obtidos a partir desta oportunidade renunciada ou, ainda, a mais alta renda gerada em alguma aplicação alternativa”.

O custo de oportunidade foi definido como uma expressão "da relação básica entre escassez e escolha". São custos implícitos, relativos aos insumos que pertencem à empresa e que não envolvem desembolso monetário. Esses custos são estimados a partir do que poderia ser ganho no melhor uso alternativo (por isso são também chamados custos alternativo ou custos implícitos). Os custos econômicos incluem, para além do custo monetário explicito, os custos de oportunidade que ocorrem pelo fato dos recursos poderem ser usados de formas alternativas.

Em outras palavras: O custo de oportunidade representa o valor associado a melhor alternativa não escolhida. Ao se tomar determinada escolha, deixa-se de lado as demais possibilidades, pois são excludentes, (escolher uma é recusar outras).

À alternativa escolhida, associa-se como "custo de oportunidade" o maior benefício NÃO obtido das possibilidades NÃO escolhidas, isto é, "a escolha de determinada opção impede o usufruto dos benefícios que as outras opções poderiam proporcionar". O mais alto valor associado aos benefícios não escolhidos, pode ser entendido como um custo da opção escolhida, custo chamado "de oportunidade". (Wikipédia, a enciclopédia livre)

Para saber como investir seu dinheiro e obter rentabilidade mair que a poupança, click no link abaixo:


 
 
 

Comments


© 2023 por Grupo Axis

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black LinkedIn Icon

Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page